CNH sem aula ou exame no Detran? Não caia nesse golpe!

Postado por | maio 26, 2023 | CNH, destaques | Sem Comentários

CNH sem aula ou exame no Detran? Não caia nesse golpe!

O processo de habilitação tem as mesmas regras em todo país, não existe nenhum estado onde é possível tirar a CNH sem passar pelo CFC e pelos exames no Detran.

Recentemente, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) fez um alerta importante sobre golpes de supostos facilitadores em publicações nas redes sociais e aplicativos de mensagem. Com valores bem abaixo do mercado, os anúncios que circulam na internet, prometem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de todas as categorias sem aula e sem a necessidade de passar pelos exames obrigatórios. Os estelionatários destacam que o documento é “totalmente original e autêntico”, com consulta no sistema CNH Digital. O alerta vale para todo País.

Não acredite em CNH sem aula e sem exames!

“Provavelmente essas pessoas não vão receber a habilitação e muitos, ficam com vergonha de denunciar, pois tem ciência das consequências e medo das sanções ou mesmo, vão receber um documento falso, cujo registro não existe junto ao sistema RENACH-Registro Nacional de Carteiras de Habilitação. Quem cai no golpe, também se enquadra em crime de falsificação de documento”, disse o diretor de habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos.

Etapas para tirar a CNH

O processo de habilitação tem as mesmas regras em todo país, não existe nenhum estado onde é possível tirar a CNH sem passar pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) e pelos exames no Detran.

Ele destaca que para tirar a CNH é preciso passar por todas as etapas que incluem: exames psicológico, médico, cursos teórico e prático, além de aprovação nos exames teórico e prático. “Não existe outra maneira de obter o documento sem passar por todas as etapas. Busque sempre os meios legais. Na dúvida, busque os canais oficiais de atendimento do Detran”, esclarece.

Como saber se um CFC é credenciado ao Detran?

De acordo com especialistas, para saber sobre os CFCs que se encontram com a situação regularizada, basta acessar o site dos Detrans. No local se encontra a relação de CFCs que estão com seu credenciamento em dia. É possível consultar essa informação também no momento da realização da coleta biométrica. Esta é uma etapa anterior à contratação do CFC, que pode ser feita nos postos de atendimento dos Detrans.

Outras dicas

De acordo com Eliane Pietsak, especialista em trânsito, além do credenciamento, existem outros fatores que os alunos devem observar antes de escolher um CFC. “Sempre digo que nessas horas o barato pode sair caro. Certamente é preciso levar o preço em conta, mas o aluno deve se atentar a qualidade do CFC”, explica.

Para a especialista, uma boa dica é verificar o material didático que a autoescola utiliza bem como a preocupação com a educação para o trânsito. Além disso, o comprometimento dos profissionais e cumprimento de todas as regras dentro do processo de habilitação.

“Desconfie de quando são oferecidas muitas facilidades. O processo de habilitação é um investimento e deve ser tratado como tal. Aprende-se a dirigir apenas uma vez, mas o conhecimento servirá para toda a vida. Por isso, aproveite para fazer bem feito”, finaliza.

Fonte: Portal do Trânsito

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.