Rodízio no Carnaval: saiba como ficam as restrições para veículos em SP

Postado por | fevereiro 17, 2023 | destaques, duvidas | Sem Comentários

Rodízio no Carnaval: saiba como ficam as restrições para veículos em SP

Veja como fica o rodízio de veículos em SP no Carnaval 2023

O rodízio municipal de veículos em São Paulo terá alterações durante o feriado do Carnaval 2023. Neste ano, a Prefeitura da Capital anunciou a suspensão das restrições entre segunda (20) e quarta-feira (22). Veja a seguir como fica o esquema do rodízio no Carnaval.

rodízio de veículos em São Paulo estará suspenso ao longo de todo o período do Carnaval 2023. Com isso, não haverá restrições para carros na segunda-feira (20), terça-feira (21) e quarta-feira (22), independentemente do dígito final da placa.

A retomada do rodízio acontecerá somente na quinta-feira (23). Com isso, veículos com dígitos finais de placa 7 ou 8 não poderão circular nos horários determinados pela legislação municipal.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), as demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo da segunda-feira (20) e da quarta-feira (22). São elas: rodízio de veículos pesados (caminhões), Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF). A exceção é a terça-feira, no próprio feriado de Carnaval, onde todas as restrições estarão suspensas.

Além das regras do rodízio no Carnaval, a CET-SP orienta os motoristas em relação às faixas exclusivas de ônibus na Capital. A circulação de carros nestes espaços estará liberada de terça-feira (21) até às 4h da manhã de quarta-feira (22). Nos demais dias e horários, o uso das faixas de ônibus é exclusivo para os veículos de transporte coletivo e táxis com passageiros.

Regras do rodízio em SP

O rodízio de veículos em São Paulo restringe a circulação de automóveis entre segunda e sexta-feira, em dois períodos diferentes, conforme o dígito final da placa. Na parte da manhã, os veículos não podem circular das 7h00 às 10h00. Já no período entre o fim da tarde e começo da noite, a restrição é válida das 17h00 às 20h00.

Nestes horários, a circulação é proibida na região do centro expandido, que inclui toda a área que abrange o minianel viário das Marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

A cada dia da semana, de acordo com o final da placa, o condutor deve obedecer o período do rodízio municipal, conforme o esquema abaixo:

– Segunda-feira: placas com final 1 e 2;

– Terça-feira: placas com final 3 e 4;

– Quarta-feira: placas com final 5 e 6;

– Quinta-feira: placas com final 7 e 8;

– Sexta-feira: placa com final 9 e 0.

O condutor que não respeitar as regras do rodízio municipal de veículos pode receber multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, tendo em vista que trata-se de uma infração de nível médio.

Fonte: Garagem 360

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.